quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Combinação dos factores de produção

1. Completa a tabela e interpreta a linha correspondente a Q=4.
Observando a linha correspondente a Q=4 verificamos que o Custo Fixo é 55, o Custo variável é 105 e o Custo Total é 160.
 O Custo Marginal é 30, Custo Fixo Médio é 13,75, Custo Variável Médio é 26,25 e Custo Total Médio é 40,00.

2. Representa graficamente CT=CF+CV. Justifica a configuração das curvas.

O Custo Fixo mantém-se constante porque os valores não variam. 

A curva correspondente ao Custo Variável varia em função da produção e assim aumentou para 425, mas no início era 30 
A curva correspondente ao Custo Total é a soma entre o Custo Fixo e o custo Variável e assim é o que tem valores mais altos. 


3. Representa graficamente a relação entre o Custo Marginal e os Custos Médios (CFM, CVM e CTM). Justifica a configuração das curvas.
 
A relação entre o Custo Marginal e os Custos Médios, é que o Custo Marginal corta os Custos Médios no seu valor mínimo porque a marginal é menor que o médio. Quando o Custo Marginal diminui o Médio também diminui. O mesmo acontece se o Custo Marginal aumentar, o Custo Médio também aumenta.


4. Indica a combinação ótima de fatores correspondente aos salários de 5 ao custo da capital de 5,5 na tabela que ficou incompleta na segunda imagem deste post. 

5. Relaciona as economias de escala com a concentração que se verifica em muitos ramos da atividade económica: banca, automóvel, distribuição de combustíveis, distribuição a retalho, etc.
 Economias de escala são fatores que conduzem a redução do Custo Médio de produção de um determinado bem, à medida que a quantidade produzida aumenta.
Todos os setores podem beneficiar das economias de escala, pois estas são as principais razões para as fusões e aquisições de empresas.
Os setores mais comuns de obtenção de economias de escala são, banca, automóvel, distribuição de combustíveis, distribuição a retalho, pois com estes torna-se mais fácil reduzir a produção do Custo Médio de um determinado bem.

6. “Se as escolas forem muito grandes, as pessoas deixam de conhecer-se e o anonimato contribui para o aumento da indisciplina”.
6.1. Comenta utilizando o conceito apropriado.

Quanto maior a escola, maior a indisciplina, isto porque as pessoas não se conhecem o que leva a pensar que podem fazer tudo e mais alguma coisa.
Exemplo: - Quanto maiores forem as turmas maior é a dificuldade de os professores controlarem as mesmas.
6.2. Refere outros factores, como (a) a lotação das salas, (b) a dificuldade em conseguir melhores horários, (c) o distanciamento da direção relativamente a alunos, professores e pais.
a) Quantos mais alunos houver na escola, maior número de turmas existe fazendo com que não exista salas suficientes.
b) Ao haver um maior número de turmas, existirá uma desorganização dos horários.
c) A distância dos alunos e pais à direção pode gerar uma grande desorganização e assim aumentar a indisciplina.
6.3. Aponta alguns factores que possam justificar as deseconomias de escala nas empresas.
Existem vários fatores que podem justificar as deseconomias de escala nas empresas:
- Quanto maior a empresa menor são as relações sociais;
- Distância da direção relativamente à produção.

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