segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Estruturas de Mercado

1. Observando a tabela de Francisco Pereira de Moura distingue concorrência pura de monopólio.
Concorrência pura ou perfeita carateriza-se pelo grande número de empresas, sendo todas elas de pequena importância e pelo facto de venderem produtos homogéneos.
Monopólio é uma das condições de estrutura de mercado caracterizada pelo controlo de só um produtor, dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos consumidores. Estes consumidores não possuem alternativa senão comprar do monopolista. Isto faz com que o monopolista trabalhe sempre com lucros extraordinários. O preço cobrado pelo monopolista será sempre maior do que em competição perfeita e a quantidade vendida sempre menor.

2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.

As quatro hipóteses admitidas são:
- As empresas vendem um produto padronizado;
As empresas são aceitantes de preços, isto é, nenhuma tem poder para os influenciar.
- Os fatores de produção são variáveis a longo prazo;
- As empresas e os consumidores têm informação perfeita.


3. Critica cada uma das quatro hipóteses acima lendo o texto de Robert Frank.

As empresas vendem um produto padronizado
- Nesta hipótese, pensa-se que os produtos de uma empresa podem ser substituídos pelos produtos de outra mas isso é impossível, pois os produtos são todos diferentes.
As empresas são aceitantes de preços
- Nesta hipótese, as empresas acreditam que o preço dos seus produtos não serão afetados pela quantidade de produtos que produzem , mas isso não é verdade porque as empresas podem sempre fazer descontos. 
Os fatores de produção são variáveis a longo prazo
- Nesta hipótese, a empresa apercebe-se de um negócio rentável numa determinada altura e num determinado local e será capaz de cotratar os fatores de produção que irá necessitar de modo a aproveita-los. 
As empresas e os consumidores têm informação perfeita
- Nesta hipótese, as empresas e os consumidores podem adquirir a maior parte da informação perfeita, isto porque o mundo é de tal modo complexo que existirão aspetos importantes que se encontram suficientemente escondidos.

4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolística associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B cuja curva da procura se apresenta. Justifica a resposta com Richard Lipsey.
SITUAÇÃO A
Na concorrência perfeita a procura é elástica, porque o mínimo aumento dos preços em comparação com os seus competidores irá fazer com que se perca clientes e se houver uma mínima redução dos preços em comparação com os seus competidores irá fazer com que se ganhe mais clientes.
SITUAÇÃO B 
Na concorrência monopolista a curva da procura é decrescente, porque existem várias empresas a venderem produtos e se os preços aumentarem a procura não diminuirá porque existem pessoas que continuaram a comprar os seus produtos por uma questão de fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário