quarta-feira, 2 de março de 2016

Fundamentos da determinação dos salários

1. Comenta a relação que se verifica entre o PIB per capita e os custos do trabalho, no Gráfico acima.

2. Observando o Quadro 13.3 indica os dois sectores de atividade com:
a) menor salário médio;

Serviço doméstico e comércio a retalho.
b) maior salário médio. 
Corretores de títulos e mercadorias e Banca, seguros e imobiliário.


3. Explicita o ponto de vista de Samuelson, que para “explicar as nítidas diferenças salariais entre sectores de actividade e indivíduos”, conclui pela necessidade de analisar as situações de “concorrência imperfeita no mercado de trabalho”.



4. Entre “lavadores de janelas” e “porteiros” qual é a actividade melhor remunerada? Justifica explicitando o conceito de diferenciais de compensação.
A atividade melhor remunerada têm que ser os "lavadores de janelas" devido aos riscos de escalar um arranha-céus. 
Os diferenciais de compensação são as diferenças salariais ocorridas no dia-a-dia devido as diferenças qualitativas de profissões.

5. Um factor importante na justificação das diferenças salariais é a qualificação do trabalho. Define capital humano.
Capital humano são as capacidades e conhecimentos úteis e com valores, acumulado pelas pessoas no processo da sua educação e formação profissional.


6. Observa a Figura 13.5. Refere-te à importância do (1) nível de escolaridade e dos (2) anos de experiência na determinação do nível de rendimento.
(1) Os rendimentos crescem imenso à medida que cresce o "preço de qualificação", ou seja, quanto maior for a formação, maior será o nível de rendimento.
(2) Quantos mais forem os anos de experiência, maior será o nível de rendimento, isto é, se as pessoas adquirirem mais formação o seu rendimento é maior.

7. Na Figura 13.6 a curva Licenciados/secundário incompleto apresenta quocientes que se aproximam do dobro relativamente à curva Licenciados/secundário completo. Interpreta esta discrepância.



8. “Cada dia na universidade é um investimento em capital humano”. Justifica.



9. Mostra como o desenvolvimento das tecnologias da comunicação permite a alguns privilegiados auferirem de rendimentos astronómicos. Define o conceito de renda económica pura.
Devido ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação, os rendimentos dos economistas estão cada vez mais elevados, ou seja, o progresso tecnológico está a facilitar um pequeno número de indivíduos de topo ocupar cada vez maior quota de mercado.
Do ponto de vista dos economistas, há renda económica pura quando existe um excesso de salários em relação à melhores alternativas noutras atividades.

10. “A principal razão para uma grande disparidade nos níveis salariais é que os mercados de trabalho são segmentados em grupos não concorrentes”. 
Esta segmentação é maior ao nível do pessoal qualificado ou do pessoal indiferenciado? Justifica. 


11. Mostra como a educação é um factor de mobilidade do trabalho, proporcionando novas oportunidades às pessoas, designadamente no caso dos imigrantes.


12. Explica em que consiste o desemprego clássico, representado na Figura 13.7.


13. Indica o efeito tendencial da ação dos sindicatos sobre o nível de:
a) salários no sector sindicalizado;


b) salários no sector não sindicalizado;


c) emprego no sector sindicalizado;

d) emprego no sector não sindicalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário