sábado, 5 de março de 2016

Teoria elementar da oferta

1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.
O volume da oferta é a quantidade de bens e de serviços que os produtores desejam vender e isso é diferente da quantidade realmente vendida.

2. Refere que a oferta varia com os objetivos das empresas, ou estratégias dos produtores.
Se o objetivo dos produtores for vender o máximo possível mesmo à custa de alguns lucros, o produto vai se vender muito mais do que se eles pretenderem obter o máximo de lucro.


3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.
A oferta de um produto depende do seu preço, porque quanto mais elevado for o preço, mais rentável será a sua produção e assim maior será a oferta.

4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.

O efeito do aumento do preço dos outros produtos tem um efeito negativo sobre o produto N porque torna esse produto menos atrativo para os produtores, visto que se mantém com o mesmo preço.

5. Verifica que o aumento do custo dos fatores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de atividade que utilizam mais intensivamente o fator produtivo que sofreu o agravamento. 
Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da atividade económica. 

Se o preço do petróleo aumentar os bens e serviços que dependem desse bem iram também aumentar o seu preço, como a gasolina e os transportes públicos e assim aumentando menos os que não dependem tando desse bem (petróleo).

6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção.
O progresso tecnológico permite aos produtores diminuírem os custos de produção e com a diminuição dos custos de produção o lucro e o volume da oferta aumentaram.


7. Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta. 

O volume da oferta depende das seguintes variáveis:
- Preço de um bem;
- Preço dos outros produtos;
- Preço dos fatores e produção e da tecnologia;
- Objetivos e estratégias dos produtores. 

8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.

Chega-se à curva da oferta quando todas as variáveis são constantes exceto o volume da oferta de um bem e do seu preço.

9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.

A inclinação ascendente da curva da oferta indica que quanto mais alto for o preço de um produto maior será a sua oferta.
O aumento dos preços dos produtos e da oferta do produto leva ao aumento do lucro.

10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.
Variação da oferta é uma deslocação de um ponto ao longo da curva da oferta e o aumento da oferta é um afastamento para a direita da curva da oferta.

11. Indica três fatores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.

Os três fatores são:
- Pregresso tecnológico;
- Diminuição dos preços de outros produtos;
- Diminuição dos preços dos fatores produtivos utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário