segunda-feira, 2 de maio de 2016

Desigualdades na repartição dos rendimentos em Portugal e na UE

1. Distingue pobreza de privação material. Recorrendo à imagem no início deste post calcula quantas pessoas são afectadas pela (a) pobreza; (b) pela privação material; (c) por ambas as situações. 
Designa-se pobreza quando as pessoas têm um rendimento inferior a 60% e privação material são pessoas que não podem providenciar de bens essenciais para uma vida digna.


(a)
(b)
(c)


2. Refere o subemprego como factor explicativo da pobreza. 


3. Identifica os grupos sociais que correm maior risco de pobreza e exclusão social.

Os três grupos sociais são:
- Os desempregados;
- Inativos ( não reformados/ não crianças);
- Agregados familiares monoparentais.

4. Indica os cinco países da EU com (a) mais e (b) menos população em risco de pobreza, analisando o grupo etário mais jovem (0-17). 
http://www.pordata.pt/Europa/Populacao+em+risco+de+pobreza+total+e+por+grupo+etario+(percentagem)-2331-180821 
(a) Roménia 51

      Bulgária 45,2
      Hungria 41,4
      Grécia 36,7
      Letónia 35,3
(b) Alemanha 19,6
      República Checa 19,5
      Eslovénia 17,7
      Suécia 16,7
      Finlândia 15,6

5. Indica os cinco países da EU com (a) mais e (b) menos população em risco de privação material severa, analisando o grupo etário mais jovem (0-17).
http://www.pordata.pt/Europa/Taxa+de+privacao+material+severa+total+e+por+grupo+etario-2333-181087 

(a) Bulgária
      Roménia
      Hungria 
      Grécia 
      Letónia 
(b) Dinamarca
      Países Baixos
      Finlândia
      Luxemburgo
      Suécia

6. Entre o Telefone, a Televisão a cores e a Máquina de lavar roupa, verifica de qual destes bens se encontram privadas mais pessoas. Indica os cinco países com mais população privada da sua aquisição. 

http://www.pordata.pt/Europa/Populacao+sem+capacidade+de+aquisicao+de+alguns+equipamentos+domesticos+(percentagem)-1526-63402 
Bulgária
Hungria
Eslováquia
Grécia 
Portugal

7. Verifica qual o género onde o problema do subemprego atinge mais pessoas. Indica os cinco países onde esse género é mais afectado.
http://www.pordata.pt/Europa/Populacao+com+menos+de+60+anos+a+residir+em+agregados+domesticos+com+intensidade+laboral+muito+reduzida+total+e+por+sexo+(percentagem)-2334-181238 

Grécia 
Espanha 
Croácia
Bélgica
Hungria

8. Indica os seis países com maior desigualdade na repartição do rendimento, medida pelo rácio S80/S20.Interpreta o valor deste indicador para Portugal.
http://www.pordata.pt/Europa/Desigualdade+na+distribuicao+do+rendimento+(S80+S20)-1540
Bulgária

Grécia
Roménia
Espanha
Letónia
Lituânia

9. Indica os seis países com maior desigualdade na repartição do rendimento, medida pelo Coeficiente/Índice de Gini. Interpreta o valor deste indicador para Portugal.
http://www.pordata.pt/Europa/Indice+de+Gini-1541
Letónia

Bulgária
Lituânia
Chipre
Espanha
Itália

10. Recorrendo ao Índice Better Life (ver Tutorial do Better Lifeconstrói duas imagens: (a) uma que mostre Portugal relativamente bem posicionado; (b) outra que deixe Portugal entre os piores países. Refere como procedeste para obter as referidas imagens. 


11. Consultando o PORDATArefere o poder de compra em cinco concelhos à tua escolha.

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir