quinta-feira, 12 de maio de 2016

Poupança e Investimento

1. Justifique porque o conteúdo poupança foi abordado conjuntamente com o investimento.
O conteúdo poupança foi abordado em conjunto com o investimentos porque porque a maior fonte do financiamento do investimento são as poupanças das famílias e das empresas.

2. Refira o efeito da facilitação do crédito nos anos 90, sobre a taxa de poupança da sociedade portuguesa.
O efeito da facilitação do crédito dos anos 90 faz com que a taxa de poupança diminua e o rendimento disponível dos particulares aumente. 


3. Identifique uma opção de poupança perigosa e sem qualquer rendimento.
O entesouramento é uma opção de poupança perigosa e sem qualquer rendimento porque os valores entesourados não dão origem a qualquer rendimento e, ao serem retirados do circuito económico e monetário, constituem riqueza improdutiva.


4. Identifique o destino de poupança mais comum.
O destino de poupança mais comum são as aplicações financeiras, mais particularmente com destaque para os depósitos a prazo.


5. Identifique a aplicação da poupança que contribui para o aumento da capacidade produtiva.
A aplicação da poupança que contribui para o aumento da capacidade produtiva é o investimento.


6. Explique porque a taxa de lucro deverá ser superior à taxa de juro.
Para a taxa de lucro ser superior à taxa de juro o empresário tem de organizar a atividade produtiva esperando que as receitas sejam superiores aos custos de produção e assim obtendo lucro. No entanto a contração de um empréstimo faz com que o custo seja respetivamente a taxa de juro.


7. “A taxa de juro é o preço de equilíbrio que se estabelece entre quem procura e quem oferece liquidez”.Comente.
A atividade bancária consiste em emprestar liquidez para obter dinheiro retirado à conta do depositante e assim obtendo-se uma valorização do dinheiro, ou seja, taxa de juro.


8. Explicita as funções do investimento.Substituição do capital - É a substituição de máquinas com desgaste pela sua utilização excessiva porque precisa de ser compensado para manter a capacidade produtiva.
Aumento da capacidade produtiva - É a aplicação da poupança em novos bens de produção.
Inovação - Melhoria ou criação de novos processos produtivos ou produtos.


9. Explicita o conceito de amortizações.Sendo X a vida útil da máquina podemos dizer que amortização é o investimento necessário para recolocar a despesa das máquinas, por exemplo: 
- Quando uma máquina tem uma vida útil de 10 anos podemos dizer que durante esses 10 anos amortizam-se 1/10.


10. Distingue investimento de reposição de investimento de expansão.Diz-se investimento de reposição quando o valor do investimento apenas permite recolocar a capacidade produtiva.
Diz-se investimento de expansão quando o valor do investimento é superior ao nível de reposição, permitindo aumentar a capacidade produtiva.


11. Define investimento líquido.
Investimento liquido é a parte do investimento que aumenta a capacidade produtiva.


12. Justifica a variação de existências como componente do investimento.
A variação de existências apresenta sinal positivo, se as Existências Finais forem maiores que as Existências Iniciais, ou negativo se as Existências Finais forem menores que as Existências Iniciais.
Se as Variações de Existências forem maiores que 0 diz-se Investimento e se as Variações de Existências forem menores que 0 diz-se Desinvestimento.

13. Justifica uma elevada taxa de poupança e um elevado volume de investimento como elementos do mesmo “ciclo virtuoso”.



14. Entre os vários tipos de investimento, identifica o que mais contribui para:
a) o crescimento da economia;
Investimento imaterial 

b) a inovação;Investimento material
c) a especulação.
Investimento financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário