- combinação dos factores produtivos
É a combinação entre capital (k) e trabalho (L).- função de produção
É a relação que existe entre a produção e os fatores produtivos, capital (k), trabalho (L) e tecnologia (A). Esta relação traduz-se pela seguinte expressão:
Y = f(A,K,L)
- factores de produçãoCapital - equipamentos e edifícios;
Trabalho - Empregados (trabalhadores).
- complementaridade dos factores
Existe complementaridade dos fatores quando os fatores se complementam, isto é, são fatores que são necessários para o desenvolvimento do processo produtivo. Em relação ao trabalho e o capital, só existe complementaridade quando ambos são necessários, ou seja, senão houver trabalho não existe capital acontecendo o mesmo para o capital, senão houver capital não há trabalho.
- substituibilidade dos factores
Existe substituibilidade quando os fatores podem ser substituídos por outros, dentro de determinados limites.
2. Distingue o curto prazo do longo prazo tendo em vista a produção.
A curto prazo o período de tempo dos fatores produtivos variáveis varia, tais como as matérias-primas e o trabalho, mas é demasiado curto para permitir que se alterem os fatores fixos como o capital e a tecnologia e a longo prazo todos os fatores podem ser ajustados, incluindo o trabalho, as matérias-primas, o capital e a tecnologia.
3. Enuncia a lei dos rendimentos decrescentes.
4. Define:
- Produto Marginal/Produtividade Marginal
Produto marginal de um fator é o produto adicional gerado por uma unidade adicional desse fator, mantendo o resto constantes.
- Produto Médio/Produtividade Média
Produto médio é a produção total a dividir pelo número de unidades do trabalho.
5. Preenche a tabela que se encontra aqui, e constrói um gráfico que ilustre a relação entre a Produção Total, o Produto Marginal e o Produto Médio. Publica imagens da tabela e do gráfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário