quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O conceito de produtividade

1. O conceito de Produtividade apresenta duas variantes: Produtividade do Trabalho e Produtividade Total dos Factores. Distingue-as.
A produtividade é a relação entre a produção e o fator produtivo trabalho, no entanto, a produtividade total do fatores é a relação entre a produção e todos os fatores produtivos.

2. Comenta o valor da Produtividade do Trabalho na economia portuguesa comparativamente aos restantes países da União Europeia. 

A produtividade em Portugal é relativamente mais baixa do que os restantes países da União Europeia.
3. Como podemos melhorar a produtividade?
Existe várias maneiras para melhorar a produtividade:
- Aumento da produção e mantendo os fatores produtivos;
- Diminuindo os fatores de produção, aumentando a produtividade;
- Aumentar a produção e os fatores produtivos e assim fazendo com que a produção aumente mais que os fatores produtivos.


    4. Que factores determinam a produtividade?
    Os fatores que determinam a produtividade são, os equipamentos mais modernos, a escolaridade e a organização do trabalho.

    5. Compara a produtividade em Portugal com a dos 5 países onde é mais elevada e com a dos 5 onde é menor. (Utiliza o link do ponto seguinte.)

    A produtividade em Portugal é muito baixa comparada com a produtividade dos 5 países (Bélgica, Países Baixos, Dinamarca, França, Alemanha) onde é mais elevada, isto porque são países mais desenvolvidos. Comparando a produtividade de Portugal com os 5 países (Estónia, Polónia, Letónia, Roménia, Bulgária) onde a produtividade é mais baixa, podemos ver que a produtividade é quase semelhante, isto é, igual porque são países não desenvolvidos ou em desenvolvimento.

    6. Constrói no Excel um gráfico ilustrando a Produtividade em Portugal relativamente à União Europeia a partir da Produtividade laboral por hora de trabalho (PPS, UE28=100)Comenta.


    No gráfico podemos observar a produtividade laboral por hora de trabalho desde 2000 até o ano de 2009. Também podemos observar que a produtividade laboral é mais baixa na Roménia e o que tem maior produtividade é a Bélgica, mas tem vindo a diminuir, enquanto que Portugal tem vindo a aumentar a produtividade laboral.


    7. Explicita a relação que se deve observar entre o salário e a produtividade marginal, quando um empresário decide contratar mais um trabalhador. 
    A relação que se deve observar entre salário e a produtividade marginal é que só se deve aumentar o número de trabalhadores, isto é, contratar mais trabalhadores quando a produtividade é igual ou superior ao valor dos seus salários.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário