segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Unidade Social

1- Relacione o conceito de Fenómeno Social Total com a unidade do social.
Unidade social é o conjunto de ciências sociais e ciências humanas. Fenómeno Social Total é um fenómeno  que está a ser estudado relativamente a interdisciplinaridade relativa onde podemos conjugar vários pontos de vista destas ciências.
2- Distinga objeto real de objeto científico.
Definimos como objeto real uma ciência que estudamos no quotidiano. O que difere objeto real de objeto científico é o facto do objeto real ser aplicado às ciências sociais, que estudam fenómenos que se passam na realidade social. Objeto científico é estudado pelas ciências humanas. A Economia utiliza o objeto científico para abordar os problemas a estudar especificamente. 

3- Como se justifica a criação de diversas Ciências Sociais se o seu objeto real é o mesmo.
Cada ciência social tem o seu ponto de vista sobre o fenómeno/realidade social que estuda e independentemente da ciência, o seu ponto de vista não deixa de ser menos importante à medida que avançamos ao longo do campo científico. Por exemplo: o desemprego é estudado pela demografia, sociologia e pela economia. Cada uma destas ciências tem o seu ponto de vista, que conjugados formam o Fenómeno Social Total. 


4- Recorrendo ao exemplo do desemprego, mostre que da separação dos saberes em diversas disciplinas, decorre necessariamente a interdisciplinaridade como atitude metodológica.
Diferentes perspetivas disciplinares sobre o fenómeno social desemprego
Perspetiva dada pela economia- Exemplos: Relação entre o número de desempregados e a população ativa; poder de compra dos desempregados.
Perspetiva dada pela sociologia- Exemplos: Categorias e argumentos sociais com mais desempregados; interação social dos desempregados.
Perspetiva dada pela história-  Exemplos: Evolução do desemprego ao longo dos seculos IX e XX.
Perspetiva dada pela psicologia- Exemplos: Comportamentos individuais dos desempregados.
A análise de um fenómeno social, como o desemprego, pode ser efetuada tendo em conta muitos aspetos como, por exemplo: a sua evolução histórica; os comportamentos característicos das pessoas que se encontram no desemprego.

5- Recorrendo a outro fenómeno social apresentado na aula, mostre que também é um FST.
A crise económica pode ser considerada um fenómeno social visto que interessa a todas as ciências sociais (Psicologia, História, Economia etc...) 

6- Explicite o conceito de interdisciplinaridade. Refira cinco ciências sociais mostrando a sua utilidade na abordagem interdisciplinar das migrações.
De uma forma geral, a interdisciplinaridade é o dialogo entre diferentes disciplinas. Podemos classificar a interdisciplinaridade
ECONOMIA – Conhecer a taxa de desemprego, porque se for demasiado elevado indica um grande desperdício de recursos, que já são escassos.


SOCIOLOGIA – Saber que categorias e agrupamentos sociais são mais afetados pelo desemprego (mulheres e jovens).

HISTÓRIA – Estudar como terá evoluído o desemprego ao longo dos séculos..

PSICOLOGIA – Acompanhar os comportamentos dos desempregados.

POLÍTICA –  Influência que o ciclo eleitoral tem sobre a evolução do desemprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário