quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Consumerismo

1. Consultando o link completa dois dos tópicos "Não é fácil, ser consumidor!" (p. 7) 
"Não é fácil, ser consumidor!" porque existe uma grande diversidade de produtos e serviços, e isto faz com que seja mais difícil os consumidores escolherem certos produtos. Mas também existe diferentes marcas, diferentes produtos e vários preços e isto dificulta mais ainda a escolha dos produtos. 


2. A DECO concebeu a apresentação que tens estado a ler para promover a Educação do Consumidor e práticas consumeristas.
Refere dois objetivos da Educação do Consumidor. (p. 15) 

Existem vários objetivos da Educação do Consumidor, tais como:

- Distinguir as necessidades básicas dos desejos e necessidades supérfluas.
Usar um casaco frio é uma necessidade básica mas as jóias ou os perfumes são necessidades terciárias ou supérfluas, ou seja, uma necessidade dispensável. 
- Satisfazer as suas necessidades reais de acordo com os seus recursos financeiros disponíveis.
As necessidades humanas são virtualmente ilimitadas, e os recursos económicos limitados, ou seja, não existe em quantidade suficiente para satisfazer todas as nossas necessidades.


3. “Até à data, e no geral, o homem atuou no seu ambiente como um parasita, tomando o que deseja com pouca atenção pela saúde do seu hospedeiro, isto é, do sistema de sustentação da sua vida.” Hutchison (2000), citado em Consumo e Ambiente
Distingue o caminho Tecnozóico do Ecozóico, e refere a importância das tecnologias limpas para salvar o Planeta da degradação do ambiente e das alterações climáticas. 

Podemos definir consumo Tecnozóico como um tipo de consumo em se espera que a tecnologia tenha recursos inesgotáveis para resolver a crise ecológica que resulta do consumismo. 
Consumo Ecozóico acredita no estabelecimento de uma nova relação com a natureza, que se baseia em reduzir o impacto destrutivo de um consumo irresponsável sobre o ecossistema, de modo a garantir sustentabilidade na Terra.

4. Verifica que o consumo insustentável referido na questão anterior é explicado não só pela Economia, mas também pela Psicologia ou pela Sociologia entre outras. 

5. Refere como o consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população aos bens de consumo. 

6. Comenta dois direitos do consumidor que te pareçam frequentemente obstruídos. 

7. Será que frequentemente os jovens transmitem às suas famílias comportamentos de consumo mais consistentes com os seus deveres enquanto consumidores? Justifica. 

8. Indica os quatro erres do Rap do Eco Consumidor

Os quatro erres do Rap do Eco Consumidor são:

-Reduzir
-Reutilizar
-Repensar
-Reciclar
9. Do teu ponto de vista o que é mais importante para consumir responsavelmente?
A - Conhecer a Lei do Consumidor
B - Ter valores compatíveis com um consumo responsável
Justifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário