quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A Sociedade de Consumo

1. Aponta quatro características da Sociedade de Consumo após responderes a estas questões.
As quatro características da sociedade de consumo são: 

- O espaço do consumo é todo o quotidiano;
- Assiste-se a uma gradual uniformização universal dos desejos materiais;
- Hoje pontifica o descartável,  e o ciclo de vida dos produtos reduziu-se;
Vendemos o nosso trabalho para ter tempo livre. Os lazeres acabam por se transformar em consumos, e por ricochete precisamos de trabalhar mais para dar satisfação a necessidades que se poderão apresentar como libertadoras.

2. Faz uma imagem mostrando as diferenças entre os “produtos de ontem” e os “produtos de hoje”.





3. Indica três aspectos que possas mudar, como eco-consumidor preocupado com o futuro do Planeta. 
A necessidade de preservar o meio ambiente com atitudes verdes e um estilo de vida ecológico está cada vez mais presente, é uma preocupação cada vez mais real. E a verdade é que ajudar o planeta não é algo difícil, basta tornar hábitos diários pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença.
- Devemos preferir os fósforos aos isqueiros, uma vez que estes últimos são confecionados a partir de plástico e recheados com gás butano. A escolha de fósforos também pode ser mais ecológica, escolhendo os de cartão em vez dos de madeira. 
- O plástico é um dos maiores componentes do lixo doméstico e um material que demora centenas de anos a decompor-se. No escritório, em vez de usar copos de café em plástico é melhor uma caneca.
- Devemos evitar comprar papel de embrulho e recorrer a páginas de revistas, folhas de jornal ou outras formas de arte. São necessárias 20 árvores para produzir uma tonelada de papel.

4. Menciona dois factores explicativos do endividamento das famílias portuguesas.
Dois dos factores mais comuns que fazem com que as famílias portuguesas fiquem endividadas são: Consumir mais do que os seus rendimentos;
Terem fácil acesso ao crédito por exemplo: Cartões de crédito e pedir empréstimos ao banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário