quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Oniomania – Doença que atinge 1% da população

1. Refere factores que conduzam ao consumo impulsivo.
Os principais fatores que conduzem ao consumo impulsivo são: Publicidade das lojas, educação na infância e o facto de haver milhares de lojas.

 
2. Caracteriza a oniomania.

Oniomania é uma doença compulsiva que faz com que o individuo gaste consecutivamente sem parar, tenha um desejo incontrolável de gastar. A oniomania é caraterizada como um transtorno de personalidade e mental. Para o consumidor compulsivo, o que lhe excita é o desejo de comprar, não o objeto comprado.

3. Distingue o consumismo da doença (oniomania)?

Todos somos consumidores mas a oniomania é um doença que só afeta certas pessoas. Consumir é um ato em que a pessoa compra um certo objeto mas não tem a necessidade de o fazer, enquanto um consumidor oniomaníaco tem a "necessidade" de o fazer para se sentir melhor consigo mesmo.


4. “Comprar coisas de que não se precisa faz parte do estatuto de ser mulher”. Comenta
Na nossa opinião essa afirmação é falsa porque existem mulheres que não ligam a compras como por exemplo, sapatos, roupa, etc. Algumas mulheres fazem isso para se sentirem bem em relação ao seu aspeto, mas outras só compram o que necessitam.

5. “A compulsão não escolhe género, os homens apenas têm outros interesses”. Identifica as áreas de consumo compulsivo segundo o género.
A mulheres costumam gastar o dinheiro em roupa, calçado, produtos de beleza, livros etc. Os homens já preferem os aparelhos electrónicos, os automóveis, em bilhetes para um jogo de futebol etc.

6. Identifica o perfil das pessoas que correm maior risco de se endividarem.
As pessoas que têm maior risco de endividamento são as que têm mais possibilidades económicas, isto porque recebem um salário elevado e gastam o equivalente ou acima do que recebem, também têm mais acesso a
 empréstimos do bancários e a cartões de crédito.

7. Refere a Internet como facilitadora do consumismo.

Consumismo é um consumo irracional, impulsivo, indiscriminado, sem olhar a consequências, baseado em valores materiais e na ostentação. A Internet facilita muito para o consumidor porque por vezes este pode querer comprar coisas que não existe no pais onde reside por exemplo um objeto ou roupa igual ao dos famosos estrangeiros.

8. Refere a Internet como ferramenta de uma atitude consumerista.
A Internet é uma ferramenta de uma atitude consumerista, isto porque podemos comparar preços de um mesmo produto e escolher o que ficar com um preço mais baixo e com isso gastarmos menos.

9. A propensão ao consumismo depende da educação? Como?

Sim, porque as vezes somos educados a consumir só o que necessitamos e é pouco provável sermos consumidores compulsivos, enquanto quando somos educados a consumir tudo o que queremos é mais provável o sermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário