quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Agentes Económicos

1. Explicita os aspectos fundamentais da atividade económica.
Os Agentes Económicos são: o consumo, a produção, a repartição do rendimento e a acumulação do capital. 

Consumo- É a utilização dos bens na satisfação das necessidades.
Produção- É a transformação das matérias primas em produtos acabados.
Distribuição- É a deslocação física dos produtos de local de produção para o local de consumo. Engloba duas atividades: Transporte e comércio.
Repartição de rendimentos- É a distribuição das remunerações pelos fatores produtivos (Trabalho e Capital) utilizados na produção.
             Trabalho- Salário- Custos
             Capital/Proprietário- Renda
                          Capitalista- Recebe Juros
                          Empresário- Lucros
Acumulação Do Capital- É o crescimento do capital á medida que os empresários investem mais, fazendo com que o stock do capital aumente.

2. Em Economia estudamos o comportamento dos agentes económicos, não de sujeitos económicos individuais. Porquê?
Em economia é impossível sabermos o comportamento de sujeitos económicos individuais, porque os mesmos são imprevisíveis sendo assim possível sabermos o comportamento dos agentes económicos porque estes são previsíveis.

3. Nas sociedades rurais grande parte da produção destinava-se a autoconsumo. Nas sociedades modernas a distribuição e o Marketing têm uma importância crescente. Refere alguns aspetos que sustentem estas afirmações.
A distribuição é uma atividade que efetua a ligação entre a produção e o consumo. Deste modo, os bens são colocados à disposição dos consumidores através de duas atividades: os transportes e o comércio.

4. As Empresas (não financeiras) produzem bens comercializáveis, enquanto o Estado produz bens não comercializáveis. Justifica definindo bens comercializáveis.

O estado é o único que produz bens não comercializáveis porque estes são os únicos que conseguem cobrar os impostos. Bens não comercializáveis são bens que têm um preço inferior ao custo, sendo assim, as empresas podem produzir bens comercializáveis, ou seja, bens produzidos para o mercado e vendidos com um preço superior ao custo, fazendo com que as empresas recebam lucros.

5. Entre as diversas parcelas de rendimentos do capital, qual delas é mais incerta? Justifica.

Lucros, porque se as empresas não produzirem bens e serviços comercializáveis a quantia desejada desce, no entanto, se os mesmos produzirem bens e serviços comercializáveis suficientes a quantia desejada aumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário