segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Consumismo e consumerismo ► 1ºParte

I Parte
1. Distingue consumismo de consumerismo.
Consumismo é o conjunto dos comportamentos e atitudes suscetíveis de conduzir a um consumo sem critérios, compulsivo, irresponsável e perigoso.

Estamos perante um sociedade consumista quando; 
- O consumidor se sente permanentemente atraído pelos "novos produtos" mesmo que de "novos" esses produtos só tenham diferenças marginais em comparação com os antigos; 
- A comunicação publicitária comparticipa na mentalidade da renovação permanente dos objetos de uso pessoal e familiar, desde sapatos ou mobiliário até ao automóvel.
Consumerismo pode ser entendido como um resultado da intervenção social de indivíduos ou grupos, através de movimentos ou organizações que:
- Exprimam os interesses dos consumidores;
- Legitimem e aprofundem os interesses dos consumidores (incluindo o direito de intervenção no mercado);
- Defendam a qualidade de vida dos cidadãos;
- Pretendam, através da sua ação, renovar o sistema de valores sociais.   

2. Justifica a importância do consumerismo.
O consumerismo pretende: 

- Criar o equilíbrio entre consumidores, produtores e distribuidores;
- Participar nas decisões económicas e sociais que afetam os consumidores;
- Intervir no sentido da preservação do meio ambiente;
- Informar e proteger o consumidor.

3. Relaciona o consumerismo com a necessidade de preservar os recursos naturais e os equilíbrios ecológicos.
A luta do Homem pela sobrevivência implica sempre desgaste da natureza. É com a industrialização que esse processo se intensifica, com os graves prejuízos ambientais que hoje conhecemos. No entanto, não podemos dissociar o modelo de crescimento economico dominante das atitudes consumistas das modernas sociedades industrializadas. Este modelo de crescimento tem como suporte o consumismo das populações. As consequências para o ambiente são muito conhecidas, como as alterações climáticas.

Reconhecendo esta situação, a ONU decidiu, em 1986, integrar o direito a um ambiente equilibrado como um dos direitos coletivos de todos os povos devem gozar. Por se tratar de um direito fundamental, a ONU tem desenvolvido ações no sentido da sua concretização - ASSEGURAR A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. 
Este objetivo implica, portanto, da parte de todos os cidadãos uma alteração profunda dos seus comportamentos em favor de atitudes consumeristas.   

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