quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O consumo como um acto económico e um acto social

1. Apresente argumentos que legitimem a austeridade, referindo o consumo como ato económico.
Após a entrada de Portugal na União Europeia muitas pessoas acreditavam que a população consumia acima das suas possibilidades beneficiando do afluxo e fundos estruturais.
A principal ideia do Programa de Assistência Económica e Financeira era repor a confiança nos mercados financeiros através de reformas estruturais e assim gerar um crescimento económico sustentável que alinhava o consumo com as possibilidades económicas.

2. Apresente argumentos que retirem legitimidade à política de austeridade, referindo o consumo como ato económico.
A austeridade pode ter argumentos que retiram a legitimidade, por exemplo o governo fez cortes nos salários principalmente na classe média para aumentar as reformas estruturais e assim verificou-se que obtivemos poucos investimentos na economia portuguesa.


3. Problematize a racionalidade económica do consumo ético.
Consumo ético é um consumo consciente na decisão de compra de um produto ou de um serviço que consiste em critérios de qualidade e preço, mas também nas condições humanas e ambientais da mesma, sendo assim os problemas são: - No caso de Portugal, as despesas são maiores que as receitas provocando o défice orçamental e para aumentar a receita o estado aumenta os impostos.
 

4. Refira e justifique exemplos de consumo:
- Essencial
É de conhecimento geral que os indivíduos utilizam determinados bens indispensáveis à sua sobrevivência, como sejam os alimentos, os vestuário, a habitação, a educação. os transportes, etc. A indispensabilidade destes bens e serviços destinados à satisfação de necessidades primários que nos permite a classificá-los como consumos essenciais.
- Privado

Diz-se consumo privado se o consumo for protagonizado por cada um de nós como por exemplo, temos o consumo que fazemos quando vamos ao supermercado, ao cabeleireiro, ou compramos um CD, ou seja, quando fazemos algo sozinhos/as.
- Individual

Se se tratarem do consumo de cada um de nós, considerado individualmente, teremos o conceito de consumo individual. Neste caso, o consumo só pode ser efetuado por um indivíduo impedindo o consumo por outros. Por exemplo, quando tomamos o pequeno almoço, vestimos uma camisola ou vamos dar uma volta de bicicleta, mais ninguém poderá comer os alimentos que nos serviram de pequeno almoço nem usar a camisola ou a bicicleta que nós utilizamos.
- Final

Nós, as famílias, consumimos bens de consumo final, isto é, bens que vão ser utilizados diretamente na satisfação das necessidades e que não vão ser objeto de mais nenhuma transformação "empresarial", apenas aquela que executamos particularmente, como quando compramos açúcar para o café.


CONCEITOS: Austeridade: No âmbito da economia, austeridade significa ter um maior rigor no controlo dos gastos, faz parte de uma politica, quando algum pais está com um alto défice e não se consegue sustentar, O plano de austeridade ocorre através do corte das despesas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário